segunda-feira, 17 de abril de 2017

[RESENHA] Poder Extra G

Título: Poder Extra G
Ano: 2016
Autora: Thati Machado
Editora: Astral Cultural

PODER EXTRA G

A resenha de hoje é de uma autora nacional não tão conhecida, mas que todos deveriam conhecer: Thati Machado. E o livro em questão é o Poder Extra G.
Como o nome deve indicar, fala do poder das mulheres gordas. O livro narrado em primeira pessoa e com troca de narradores, conta a história de Nina, uma mulher bem resolvida com seus mais ou menos 90 quilos. Nina acabou de levar um pé na bunda após um namoro de dois anos por um idiota que tinha vergonha da sua aparência. Após esse pé na bunda, mas sem perder a autoestima, ela embarca para Buenos Aires para superar o fora e acaba conhecendo o argentino Nico, que muda completamente sua vida.Além da aceitação de seu corpo, o livro trata sobre preconceito e transexualidade. Temas polêmicos e atuais.
Nina é uma mulher bem resolvida com seu corpo e peso. Sempre mostrando que ama a si própria e o que o problema não são seus quilos a mais e sim o olhar preconceituoso das pessoas. Mesmo com toda sua aceitação, mostra que caímos em certas armadilhas.
Nico é um argentino que em todo livro se mostrou aceitando o “diferente” de bom grado e sem preconceito.
Para pessoas que precisam aceitar seu peso ou alguma característica diferente do “comum”, super indico esse livro. Ele dá uma aula e abre os olhos sobre afirmação, aceitação e amor próprio. Além do poder do amor da família e amigos. A escrita da autora é boa e bem fluida. Livro leve e rápido de ler. E os personagens secundários são maravilhosos.
Como em toda resenha minha, mostro o que não gostei do livro. Nesse livro foram dois pontos. O primeiro ponto é que achei exagerado a quantidade de vezes que a autora colocou nos diálogos e pensamentos da principal o fato dela ser gorda e sempre gostar de comer. Pareceu um pouco forçado em certos momentos. Outro ponto que eu não gostei foi que não senti muito que autora aprofundou na descrição dos personagens e em alguns assuntos. Como há a troca de narrador em primeira pessoa, poderia ter um maior aprofundamento. Mas para pessoas que adoram livros mais rápidos e não tão aprofundado (eu adoro livro mais aprofundados), não acho que isso vá ser um problema.
Mesmo com os dois pontos que não gostei, a história é ótima e leitura obrigatória para pessoas que querem aprender a se amar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário