segunda-feira, 10 de abril de 2017

[14/52] Mandamentos do Leitor

Olá todo mundo.

Mais um post que está saindo atrasado no blog. Mesmo assim espero que vocês gostem!! O assunto dessa vez são os Mandamentos do Leitor! Bem, a Hanna já disponibilizou os 10 mandamentos que ele considera mais importantes, vocês já viram? Então agora eu vou colocar aqui os meus (Mas parei no 7! hahahaha)!

1) Estabeleça uma meta;

Eu não sei viver sem metas!! Eu preciso saber o que estou fazendo e onde quero chegar. Nem sempre eu consigo cumprí-las (vide o post atrasado), mas apra mim é indispensável ter uma meta de leitura e de páginas lidas por dia!

2) Não se deixe influenciar pelo gosto alheio;

Muitas pessoas acham que são obrigadas a amar os clássicos porque aquele professor fantástico da escola os ama. Outras pessoas acham que devem amar Harry Potter poque aquele primo mais velho super descolado ama. Etc, etc. Minha opinião é que existe o livro certo para cada pessoa, e cada um tem que procurar o seu (Apesar dessas palavras doces eu julgo mesmo que não gosta de Harry Potter, e tenho dito! HAHAHAHA).

3) Não deixe de devolver um livro emprestado;

Seja de um amigo ou de uma biblioteca, NUNCA deixe de devolver um livro emprstado.

4) Use o marcador de páginas;

NUNCA, em tempo algum, sob nenhuma circunstância use a orelha do livro para marcar as páginas, muito menos faça orelhas. Use um marcador!

5) Não há nada de errado em ler best sellers;

Esse mandamento, bate um pouquinho como o segundo. Muitas pessoas criticam quem só lê os livros "da moda", mas se esses são os textos que te deixam feliz, vá em frente!!

6) Dê uma oportunidade à um gênero diferente;

Mesmo que poesia não seja a sua leitura favorita, dê uma chance à algumas de vez em quando. O mesmo vale para todos os estilos. Nós sempre podemos ser surpreendidos e isso costuma acontecer com muito mais frequência quando não criamos muita expectativa.

7) Procure boas bibliotecas;

Ter uma prateleira cheia de livros não quer dizer nada. O importante é estar sempre lendo, não é mesmo? Pois bem, partindo dessa premissa, não é fundamental ter todos os livros que já lemos (até porque isso poderia ser fisicamente impossível). Uma das formas mais agradáveis e simples de solucionar esse problema é ter uma boa biblioteca por perto. Muitas emprestam livros atuais e tem um acervo contendo o melhor da literatura fantástica, terror, suspense e muito romance. Procure conhecer as bibliotecas de sua cidade, inclusive as localizadas dentro das universidades.

Então gente, eu vou parando por aqui. Me contem se vocês tem mais algum mandamento!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário