sexta-feira, 14 de abril de 2017

[RESENHA] O Navio das Noivas

Título: O Navio das Noivas 
Ano: 2016
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca


 

A resenha de hoje é de uma das queridinhas do momento: Jojo Moyes.
A história se passa na Austrália no fim da Segunda Guerra Mundial e fala sobre as mulheres que embarcam em um navio para encontrar seus maridos soldados na Inglaterra. O livro foca em quatro mulheres de personalidades, histórias e origens completamente diferentes.   HMS Victoria, um porta-aviões, será o plano de fundo de confusões, dramas, romances, amizades entre as quatros principais, as outras 600 mulheres e os soldados.
Como o livro fala de quatro mulheres principais, vai contando cada história separadamente e depois interligando. Até a metade eu achei a leitura cansativa porque me pareceu um pouco confuso e que a autora não descreveu bem os personagens e os momentos. Várias vezes voltei para saber se tinha perdido alguma coisa ou alguma explicação. As mudanças de perspectiva das personagens não eram bem demarcadas, o que aumentou mais minha confusão. Depois da metade, fui pegando o ritmo e li o livro com mais entusiasmo. Achei o volume grande demais, poderia cortar algumas partes. Como é o primeiro livro da autora que eu leio, não posso comparar com outros textos dela.
O livro te faz sentir raiva, alegria, revolta, encantamento, pena. Maior parte da minha raiva e revolta foram destinadas para uma só personagem. Mas identifiquei várias lições que realmente te fazem pensar sobre os assuntos. O drama dos soldados da guerra não foi tão explorado, mas as partes que aparecem me fizeram ficar triste e pensar em todo o sofrimento que uma guerra traz. Tirando o começo lento, eu gostei do livro. Pretendo ler outros da autora para ver se esse é o estilo dela ou foi só nesse livro. Gostei da temática de uma pós guerra, mas voltada para romance,  nunca tinha lido algo assim. Apesar da confusão e não ser tão descritiva como queria, achei boa a escrita da autora e como ela levou a história.
Dei 4 estrelas para esse livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário