sexta-feira, 10 de março de 2017

[RESENHA] Trono de vidro

Título: Trono de vidro
Ano: 2013
Autora: Sarah J Maas
Editora: Galera Record



         O livro conta a história de Celaena, uma assassina profissional de apenas 18 anos que estava condenada a viver como escrava nas minas de sal de Endovier por seus crimes contra o rei que lhe deram a fama de a maior assassina de Adarlan. Sua vida muda quando o príncipe de Adarlan aparece para fazer um trato com ela: ela vai para uma competição com os melhores assassinos dos reino, que tem como prêmio ser a campeã do rei, e após quatro anos estaria livre. Caso perdesse, iria voltar para as minas. Então a nossa personagem parte para Adarlan para batalhar pela sua liberdade.
       A história inicialmente gira em torno da principal, do príncipe Dorian e do capitão, e melhor amigo do príncipe, Chaol. Ao longo do livro tem aparecimento de novos personagens que vão montando uma história cheia de ação, mistérios, suspense, romance (para o amantes de triângulos amorosos, escolham seu team) e surpresas.
       Nossa personagem se mostra uma mulher forte, sarcástica, decidida, que sabe o quer: sua tão sonhada liberdade. Mesmo com uma história de vida bem sofrida para sua pouca idade, a personagem tem algumas características típicas de uma menina de 18 anos vivendo em um grande castelo (o que eu achei bem interessante na verdade). E ao longo do livro foi possível ver o amadurecimento dela como mulher. Ela ganhou um lugar na minha lista de mulheres forte dos livros que eu li, é uma personagem que você quer andar com ela no recreio. Em alguns pontos achei que ela foi imatura ou infantil, mas acho que isso ajuda a compor um personagem bom, afinal ninguém é perfeito.
      Outro personagem principal é o capitão Chaol (#teamchaol) que assume a função que ser treinador de Celaena e principal vigia dela. Ele mostra um grande amadurecimento para sua idade em alguns pontos e ao mesmo tempo inocência em outros. De início ele simplesmente não confia na personagem principal, mas aos poucos ela consegue derrubar as muralhas em volta dele. Inteligente, fiel, sensato, ele é o lado racional dentre os três. Disse acima que ninguém é perfeito, mas ele é perfeito para mim (<3). Toda a transformação dele de capitão fechado, misterioso para alguém mais transparente me conquistou.
       A outra ponta do triangulo é o príncipe Dorian. De início ele parece apenas mais um mimado, pomposo que quer chamar atenção e ser contra o pai. Mas ao longo do livro ele vai nos encantando ao mostrar sua real forte personalidade (mas ainda prefiro o Chaol). Ele é contra as ideias do seu pai e se mostra como talvez a mudança que o reino precisa (cenas dos próximos livros que eu ainda não li).
       Paralelo a competição, o livro mostra a ganancia do rei que quer conquistar todos os reinos, traições, surgimento da magia ou renascimento? (segredinho sobre isso, vão ler), e uma possível rebelião que com certeza ocorrerá nos próximos livros.
       O livro apesar de ser cheio de ação, tem momentos bem lentos o que pode irritar alguns e causar a desistência (mas não desistam). Eu, sinceramente, fiquei entediada em algumas partes. Esse livro eu vi como uma grande introdução para uma história muito maior que vai se desenrolar ao longo dos outros livros, talvez por isso as partes mais lentas. Mas sério, livro como um todo vale muito a pena e estou bem ansiosa pelos próximos.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário