segunda-feira, 6 de março de 2017

[9/52] Mulheres forte.

Oi gente, essa semana o post do projeto 52 semanas está saindo um cadinho atrasado, me perdoem, mas vamos lá. O tema dessa semana são as mulheres fortes, em homenagem ao dia Internacional da Mulher, que é comemorado na próxima quarta feira 08/03. Pois bem, a Hanna falou sobre mulheres reais e diga-se de passagem maravilhosas, então eu vou falar das personagens que gosto.

5 - Lizzie Hallim


Lizzie é protagonista do livro "Um lugar chamado liberdade" do Ken Follet. O texto trata sobre a exploração das minas de carvão na Inglaterra da Revolução industrial. Lizzie é uma mulher determinada e muito forte. Ela consegue ver o tamanho da injustiça que é cometida contra os mineiros e faz todo o possível para corrigir essa situação. Lutando contra tudo e contra todos ela não desiste de seus ideias tampouco de seu amor. 

4 - Hattie


Esse livro trata sobre a segregação racial americana. As doze tribos de Hattie são cada um dos filhos dessa mulher muito muito forte que tomou decisões impulsivas e por um momento pensou até mesmo em deixar sua família, mas que no fim das contas de mostra incrível. Cheio de reviravoltas esse livro é muito tocante despertando raiva, angústia, raiva, tristeza, raiva, raiva. Excelente leitura!

3- Laila e Mariam


Minhas heroínas preferidas da vida! Na semana passada eu falei sobre os meus autores preferidos e Khaled Hosseini ficou em primeiro lugar absoluto, então Laila e Mariam não poderiam de forma alguma ficar de fora dessa lista. Esse livro é muito tocante por diversas razões e a questão do feminismo dói profundamente durante a leitura. A forma como Laila foi arrancada de uma vida cheia de sonhos e oportunidades e lançada na escuridão total. A amizade entre as duas. A união através da dureza da realidade. Eu sou apaixonada por essas personagens, principalmente pela Mariam. Ela é uma das personagens mais corajosas que eu já vi.

2 - Anne Frank


Eu vinha falando de personagens fictícios, mas para o segundo e primeiro lugar escolhi 2 mulheres reais que conheci através dos livros. Para começar Anne Frank. Uma jovem mulher que precisou descobrir muito sobre si mesma sozinha durante uma guerra terrível perdendo o que de mais importante o ser humano possui: a liberdade. O diário de Anne Frank é uma leitura muito pesada. Anne narrou sua vida no anexo secreto de forma muito natural e até bem humorada, mas a todo momento eu só pensava em como devia ser viver com medo e presa em um pequeno apartamento com tantas outras pessoas, respirando o ar da rua apenas por pequenas frestas no sótão. 

1 - Malala Yousafzai


"Eu sou Malala" foi um livro que me inspirou demais. Eu concordo com absolutamente todas as palavras de Malala. Eu acredito que é através da educação que vamos mudar o mundo, eu acredito que não adianta reclamar ou chorar, o que precisamos fazer é arregaçar as mangas e investir para melhorar a nossa realidade. Eu acredito no poder da escola, dos livros, das letras e de pessoas corajosas como Malala. Uma mulher real e sinônimo de força e coragem. Hoje ela ganha o meu primeiro lugar.

Bom gente, por hoje é só. O que vocês acharam das minhas escolhas? Não deixem de conferir a lista da Hanna.

Bjs

Um comentário:

  1. Oi Fer, que post lindo viu? E não importa se são mulheres reais ou fictícias, sempre tem alguma que nos inspira e a gente segue como exemplo em nossas vidas. Essas são exemplos disso. Mt lindo esse post e esse projeto.
    Bjks!

    ResponderExcluir