domingo, 19 de março de 2017

[11/52] Heroínas literárias

Oi gente!!!

        Hoje é domingo dia de almoço em família, dia de Programa Silvio Santos, Domingão do Faustão e????? 52 semanas!!!!! Pois o tema de hoje é "Heroínas literárias"  e a nossa ideia era falar sobre personagens femininos que roubaram a cena e salvaram o destino de seus mundos. Veja só a lista da Hanna (Mundinho da Hanna). Eu tinha uma lista parecida, mas nesse mês, como vocês puderam reparar estamos homenageando as mulheres e eu fiquei muito tocada com a oportunidade de falar de mulheres que realmente admiro muito! No post das mulheres fortes eu falei de 4 personagens que também considero heroínas e depois não resisti falar mais um pouquinho sobre a Malala quando deveria escolher uma mulher cuja trajetória de vida eu admirava.
        Hoje vou quebrar mais uma vez o protocolo e vou explicar o motivo. Eu já contei para vocês que leio muitos livros passados durante as grandes guerras, não contei? Pois é! Outro fato sobre mim é que costumo anotar as referências dadas no livro para pesquisar depois e, após tantos livros sobre o holocausto vi inúmeras citações sobre pessoas que arriscavam suas vidas para salvar judeus do terror nazista. Uma dessas pessoas foi a enfermeira Irena Sendler. Ela resgatou 2500 crianças judias dos guetos de Varsóvia.
          Cheguei a Irena depois de ler "O menino dos fantoches de Varsóvia", que apesar de não ter uma citação direta a ela me encaminhou a descobrir sua história. Ela não é uma heroína literária, mas foram livros fictícios (O livro de Eva Weaver é uma ficção) ambientados em uma época e local real que me fizeram conhece-la, então aqui está minha heroína.

         "Irena Sendler faleceu no dia 12 de maio último, aos 98 anos. Jamais se considerou uma heroína. Pelo contrário. Quando alguém mencionava sua coragem, respondia:
'Continuo com a consciência pesada de ter feito tão pouco'..."
(Fonte: www.marasha.com.br)


"Irena Sendler (15 de fevereiro de 1910 - 12 de maio de 2008), também conhecida como "O Anjo do Gueto de Varsóvia," foi uma ativista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que várias famílias escondessem filhos de judeus no seio do seu lar e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida." (Fonte: pt.wikipédia)

3 comentários:

  1. Nossa Fer! Que linda postagem, que linda homenagem e que linda história da Irena. Eu já tinha visto a foto dela velhinha, mas não tinha relacionado ao fato pelo qual ela ficou conhecida... qie história incrível... pra ver que qd queremos somos fortes... Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Tem um filme na Netflix sobre a Irena e eu estou super querendo ver, vi os 30 minutos, mas acabei parando. Eu adorei demais esse tema da postagem, muito bom falar sobre essas mulheres! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alexia. Tem esse filme no Netflix. Ela foi uma mulher extraordinária.

      Excluir