domingo, 12 de março de 2017

[10/52] Mulheres cuja história você admira.

Oi gente!!! 

Domingo é dia de 52 semanas. E o tema de hoje é "Uma autora que você admira pela trajetória de vida". Bom gente, Eu sei que estou sendo redundante, mas aqui estou eu novamente falando de uma das personalidades que mais admiro: Malala Yousafzai. Como eu já a citei como minha mulher forte número 1 semana passada, dessa vez vou contar 5 curiosidades sobre ela, tá bom? Espero que vocês gostem e claro, não deixem de conferir no Mundinho da Hanna o post dela sobre o tema de hoje!

5 - Ela fez história através de um blog



      "Um amigo que trabalhava na BBC, a poderosa rede britânica de comunicação, pediu a ele que encontrasse alguém na escola para escrever um diário sobre a vida sob o domínio do Talibã para seu site urdu - um professor ou uma aluna mais velha. Todos os professores disseram não, mas a irmã mais velha de Maryam, Ayesha, uma das meninas mais velhas concordou.
     No dia seguinte, recebemos uma visita: o pai de Ayesha. Ele não permitiu que a filha contasse sua história - É muito arriscado. - disse.
     Meu pai não discutiu. Ele queria argumentar que o Talibã era cruel, mas não machucaria uma criança. Mas respeitou a decisão do pai de Ayesha e se preparou para ligar para a BBC e dar a má notícia.
     Eu só tinha onze anos, mas disse: - Por que não eu?"
(Eu sou Malala, 1 ed., 2015 p. 72)

A partir desse dia Malala começou a escrever para a BBC sobre sua rotina após o fechamento de TODAS as escolas femininas em seu país. Com suas postagens Malala alcançou o mundo mostrando a crueldade do Talibã.

4 - Ela é muçulmana e feminista



       Por muitas vezes a religião é considerada como limitante e aprisionadora, mas está aí um exemplo de que essa é uma opção e não uma constante. Malala sempre deixou claro que sempre foi e permanece mulçumana, uma religião pouco compreendida no mundo ocidental e, infelizmente, muito estereotipada. 

3 - Ela foi vítima de uma atentado 



        Na citação que eu fiz no primeiro tópico estava escrito que o pai de Malala nunca acreditou que o Talibã seria capaz de ferir uma criança. Pois sua hipótese foi duramente rejeitada:

        "Assim que passamos a fábrica Little Giants, a rua ficou estranhamente calma e o ônibus desacelerou. Não me lembro de um jovem nos parando e perguntando ao motorista se aquele era o ônibus da escola Khushal. Não me lembro de outro homem indo até a traseira do ônibus, onde todas estávamos sentadas. Não o ouvi perguntar: - Quem é Malala? - E ouvi o bang bang das três balas. A última coisa que me lembro de pensar foi na prova do dia seguinte. Depois tudo ficou escuro."
(Eu sou Malala, 1 ed., 2015 p. 119)

2 - Ela discursou na ONU



        "No dia 09 de outubro de 2012, fui baleada pelo Talibã na têmpora esquerda. Eles atiraram em minhas amigas também. Acharam que as balas nos silenciariam. Mas falharam. E então, daquele silêncio, surgiram milhares de vozes".
(Discurso de Malala na ONU, Nova York - 12/07/2013)

1 - Ela ganhou o prêmio Nobel (2014)


       Esse tópico não precisa nem de descrição e com ele vou encerrando o meu post de hoje. Desde que conheci a história de Malala a tenho como inspiração: pela fé, pela força, pela luta e principalmente pela coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário