domingo, 29 de janeiro de 2017

[4/52] Volta as aulas! Livros que se passam no ambiente escolar.

Ola todo mundo!!

Então...  O tema dessa semana do 52 semanas é "Volta as aulas". Janeiro está acabando e muita gente está retornando para suas atividades. Eu já passei dessa fase deliciosa e nessa época lembro com muito carinho da ansiedade para voltar à escola, rever os amigos e claro estrear as 350 canetas coloridas que eu tinha comprado para organizar as matérias por cores (hahahhahaha). Para o post de hoje eu escolhi 3 livros que se passam em ambiente escolar.

1) Por lugares incríveis

          Gente eu AMEI esse livro.
        Finch é um garoto esquisitão. Aquele cara que desperta curiosidade, mas que é melhor manter distância. Violet é uma garota popular, que anda com os “descolados”da escola, mas que carrega a tristeza pela perda da irmã. Por uma incrível obra do acaso, no último ano, Violet e Finch se encontram e criam sua própria versão para a vida. A cumplicidade da verdadeira razão de seu encontro dá margem para o início de uma grande amizade que se reafirma ao longo de suas visitas ao “lugares incríveis” de Indiana. Com um desenrolar surpreendente  e o texto é maravilhosamente bem escrito esse poderia ser apenas mais um livro sobre adolescentes no último ano da escola, prestes a ir para faculdade, mas a autora soube usar esse contexto tão explorado por livros e filmes para trazer assuntos polêmicos, sérios e reflexivos. Eu fui pega de surpresa pelo terço final do livro e fiquei muito apaixonada pela narrativa. Uma dica: Prestem atenção em Amanda Monk. Na minha opinião, ela renderia outro livro. Recomendo com louvor!!

2) Até eu te encontrar

           Esse não se passa na escola, mas sim no primeiro ano de faculdade.
       Um livro absolutamente apaixonante. Com um texto fluido e perfeitamente escrito, Graciela Mayrink conta a história de Flávia, uma caloura de Agronamia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O livro nos transporta para o ambiente universitário que, para quem já viveu traz muita nostalgia, mas de uma forma muito agradável. Para levar esse clima a outro nível, a cidade escolhida para ambientar o livro é Viçosa, uma cidade universitária como poucas, cheia de repúblicas e que transpira aquele clima de alegria e liberdade, com menos interferência da vida urbana como acontece nas universidades localizadas na capital. A história da Flávia é muito bem construída e é impressionante como tudo se conecta muito bem ao longo do livro. O misticismo que permeia a estória também foi muito bem colocado, trazendo um toque de mistério que se encaixa muito bem ao contexto.Um romance leve, mas bem construído. Recomendo muito o livro. Gostei da forma de Mayrink escrever e principalmente do ambiente escolhido que, em minha opinião, é um bônus que nos prende ainda mais ao livro!! Li rapidamente e tenho certeza de que os amantes dos romances puros irão devorá-lo também.

3) Crespúsculo

            Como falar de escola sem citar Crepúsculo? Nem vou me ater muito a história porque acho que todos já conhecem muito bem a saga de Bela Swan desde a sua mudança para a chuvosa Forks até seu encontro devastador com Edward Cullen. Não poderia deixar de falar desse livro aqui, já que tudo aconteceu na escola e como fica subentendido pela narrativa, a escola é uma ambiente repetitivo e cheio de novidades para os Cullen que podem viver mil vezes a mesma experiência conhecendo todas as faces desse momento tão difícil das nossas vidas e que só a imortalidade poderia trazer de volta.

OBS: Fiquei tentada a falar de Hogwarts: Lógico!!!! Sempre será o meu sonho pegar aquele expresso com o malão cheio das compras feitas no Beco Diagonal, masse eu começar a falar de HP esse post não termina hoje! Então... Malfeito feito!

Por hoje foi isso galera. Não deixem de conferir o que a Hanna escreveu sobre esse tem. Visite o Mundinho da Hanna e descubra o que ela tem a dizer sobre os livros e a escola.

Bjs


Um comentário:

  1. Como eu queria estrear mil e uma canetas coloridas na escola 😕

    Eu li"Por lugares incriveis" e amei ♡ .
    Estou com curiosidade de ler "Até eu te encontrar"

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir