domingo, 8 de janeiro de 2017

[1/52] O que te fez gostar de ler?

Crianças vocês  estão prontas?
ESTAMOS CAPITÃO!!

Então... Vamos de projeto novo. Sejam bem vindos e vamos nessa...




          “Mãe, quando a gente vai comprar os meus livros?” Acho que perturbei minha mãe todos os anos do meu ensino Fundamental e Médio com essa pergunta! Eu me tornei leitora depois de adulta (me julguem! hahaha), mas para escrever esse post fui buscando na memória os meus primeiros passos no universo dos livros e lembrei que sempre fui alucinada por eles e principalmente por aquele cheirinho de papel M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
            Minha primeira bienal foi a de 2005, eu tinha 14 anos, estava no 1º ano do Ensino Médio e até o momento tinha lido poucos livros, sempre paradidáticos. Naquela época eu achei a bienal um horror (me julguem mais ainda!! Hahhhahahhahaha). Tinha que andar muito e aquele era um universo intocável para mim. Não era hábito meu comprar livros fora do período de “comprar o material escolar” e o primeiro livro que eu ganhei na vida foi porque eu mesma pedi (essa foi de partir o coração, não foi?).
            No ano seguinte eu comecei a prestar mais atenção aos livros. As leituras obrigatórias da escola foram “Senhora” de José de Alencar, “Memórias de um sargento de milícias” de Manuel Antônio de Almeida e “Odisséia” versão adaptada por Roberto Lacerda. Eu sempre fui apaixonada por mitologia greco-romana e pedi o livro “Odisséia” completo emprestado com a professora de Literatura. Confesso que não conclui aquela leitura. Os outros 2 eu terminei e amei “Senhora”. Em 2006, aos 15, entrei em uma livraria e pedi ajuda ao vendedor para comprar, pela primeira vez sozinha, um livro com o baixo orçamento que eu tinha. Lindo, não é? Só que não.
            O vendedor percebendo que eu era absolutamente inexperiente e não sabia o que queria me empurrou um livro, já com as páginas amareladas, que estava encalhado na livraria (raiva, muita raiva aqui). Eu chorei anos depois quando eu me dei conta do que ele fez. O livro era impossível de ler (hoje pesquisei no Skoob. Ele existe, mas apenas 2 pessoas registraram como Lido). Você imagina sugerir algo assim para uma menina de 15 anos iniciante no universo literário? Sim foi algo terrível, cruel, principalmente porque na época a editora Martin Claret já possuía uma coleção de clássicos por R$ 10,00 cada.
            Enfim... Esse episódio me freou um pouco. Talvez muito, mas eu estava no curso de inglês e cheguei ao nível que era obrigatório ler um título nesse idioma e advinha o que tinha na biblioteca do meu curso? “Harry Potter and the Philosopher’s Stone”, “Harry Potter and the Chamber of Secrets”, “The cronicles of Narnia: The voyage of the Dawn Treader” entre outros. Li os dois primeiros volumes de Harry Potter e ganhei nesse mesmo ano “A Estrada da noite” de Joe Hill. Pronto! Acabou o trauma. Ler era legal! Conheci Nicholas Sparks, Dan Brown, Stephanie Meyer e outros best sellers. Apesar disso, para a bienal só fui voltar em 2013.
Nos quase 10 anos após esse episódio terrível do engano, entre recomeços e novas descobertas minha meta era completer 12 títulos por ano, um por mês. Na tenho certeza se conclui essa meta muitas vezes, mas depois do Skoob fui entrando cada vez mais no universo literário sentindo que eu já tinha perdido muito tempo, conheci o mundo dos eventos através de uma amiga querida e leitora voraz e finalmente cheguei a 33 livros em 1 ano. Como tudo meu é intenso, é para ontem, é de verdade atualmente me aventuro por essas páginas como blogueira e resenhista.

          Bem, essa foi a minha história. Não deixem de conferir o que a Hanna escreveu com esse mesmo tema e também tentem lembrar qual foi a história de leitura de vocês. Confesso que me senti muito bem escrevendo esse post.

Um grande beijo para vocês e até semana que vem!. 


2 comentários:

  1. Nossa Fer! Que bom que vc superou o trauma e se tornou uma leitora. Do jeito que sou, acho que teria voltado lá na livraria e reclamado com o gerente, pedia o dinheiro de volta pelo livro amarelado e ainda fazia o vendedor me dar um livro novinho... kkkk aliás, que livro era esse? Vc lembra do título? Pra só duas pessoas terem lido deve ser uma raridade...
    Bjks!
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do livro era "Salazar pisca!" sobre o ditador português Salazar.

      Excluir