quarta-feira, 2 de novembro de 2016

[RESENHA] O garoto no convés (LIVRO VIAJANTE)

Olá pessoal!!

         Hoje vim contar para vocês a história do meu primeiro Livro Viajante!! Lembra que eu contei que tinha me inscrito nesse Grupo lá no Skoob? Então... Lentamente, em meio a meta de leitura (que diga-se de passagem está bastante atrasada) eu consegui concluir a leitura de "O garoto no convés".


         Sobre o Livro Viajante só tenho coisas boas a falar. Esse livro chegou para mim em perfeito estado e eu fui lendo com o maior carinho do mundo. Confesso que quando vi o grupo desconfiei um pouco se todo mundo cuidava direitinho do livro, mas pelo visto, leitor é tudo igual, só muda de endereço! hahaha É muito emocionante receber aquele livro e saber que depois você vai passa-lo adiante. Nesse caso, eu fui a quarta da lista e achei fofos os recadinhos que os leitores anteriores deixaram para a dona do livro (Também deixei o meu, claro)!!

        Sobre o livro em si. O que dizer de John Boyne? Esse foi o terceiro livro que li dele e contava com o apoio de um caixa de lenços para terminar a leitura. Depois de "O menino do pijama listrado" e "O palácio de inverno" nada mais justo. Mas, apesar de ter suas alfinetadas, apesar das agonias que o protagonista passa eu não considerei este um livro "para chorar".
        Apenas algumas páginas livro adentro percebi que não seria um drama nível Boyne e, passada a (leve) decepção, eu fui embarcando na estória do jovem Tutu ou melhor John Jacob Turnstile. O texto é perfeitamente escrito e a cada página dá mais vontade de ler. Quando tudo parece resolvido e estamos na maior expectativa por uma coisa acontece outra e lá vamos nós devorar o livro inteiro sem perceber. Para mim o ponto alto do livro são as reflexões e perguntas inocentes do Senhor Turnstile. Afinal, enquanto para todos os (bons) homens cristãos a viagem pela fruta-pão parecia um grande feito, o jovem tripulante parece ser o único a ver que tudo não passava de uma forma de obter ainda mais poder, mais dinheiro e mais domínio sobre os escravos e colonos da época.
        Regado por um delicioso clima histórico, pelo jargão dos marinheiros e pelas descobertas de um adolescente sobre o mundo, os homens e a si mesmo "O garoto no convés" não me decepcionou. Eu que, pessoalmente, sou uma fiel amante dos livros dramáticos não vi nada que deixasse a desejar nessa estória, que não chega nem perto do sofrimento dos outros dois livros do autor que citei.
         Com toda certeza recomendo a leitura!! Para mim mereceu 5 estrelas no Skoob.

2 comentários:

  1. Que lindo o livro! Bem no estilo desse autor mesmo. Não tinha ouvido falar, mas fiquei bem curiosa e ansiosa para a leitura.
    Beijos!
    http://vaiumspoilerai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempo que não leio histórias que se passam "no mar", mas talvez pegue esse livro esse ano! A única coisa que li do Boyne até agora foi A Casa Assombrada, que não é tão dramático mas que gostei por ser uma história movimentada e com alguns detalhes que me lembraram muito A Outra Volta do Parafuso.
    Um beijo!

    ResponderExcluir