terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

[RESENHA] Origem

OOOOi gente!

Hoje vim contar para vocês as minhas impressões sobre o livro "Origem", do autor Dan Brown. Para fazer essa resenha eu li em parceria com a Hanna, do Blog Mundinho da Hanna. Então hoje ela também divulgou a resenha sobre esse mesmo livro. Quer saber mais uma opinião? Clica no nome do Blog e vai la conferir!!

# Resenhado por Fê

Título: Origem
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2017




“Origem” é o último lançamento de Dan Brown e narra mais uma aventura do Professor Robert Langdon, desta vez na Espanha. Nesse volume, a questão central do livro circula em torna das perguntas: “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”. O futurólogo Edmond Kirsh, ex-aluno de Langdon, o convida para uma apresentação onde promete contar uma descoberta que abalará todas as religiões do mundo. O local escolhido é o Museu  Guggenheim e as principais atividades da noite seriam transmitidas ao vivo para todo o mundo via Internet. Como é de se imaginar, as coisas não saem exatamente como o previsto e Langdon, junto com a curadora do Museu Ambra Vidal,  se veem no meio de uma situação caótica.
Durante esta aventura muita coisa está em jogo. Além da misteriosa descoberta de Kirsh, eles se veem perseguidos tanto por desconhecidos quando pela própria Guardia Real, unidade militar destacada para cuidar da Família Real Espanhola. Isso porque, Ambra aceitara o pedido de casamento do príncipe herdeiro do trono espanhol apenas algumas semanas antes da desastrosa apresentação de Kirsh. Na trama, as habilidades de Langdon são decisivas para tornar pública a tão esperada descoberta.
Eu gostei bastante de “Origem”, mas de fato devo dizer que é o livro mais “diferente” que já li de Brown (entre os que tem Langdon como protagonista). Ao contrário de outros títulos, achei questionável o destaque que o Professor recebeu dessa vez. O conhecimento sobre simbologia não me pareceu tão essencial assim para desvendar o principal mistério do livro.
Também achei a obra fraca do ponto de vista histórico e arquitetônico. Estou falando isso porque tratando-se de um Brown eu esperava mais. Ele é fantástico na descrição dos locais, Florença está no meu top 5 de destinos turísticos graças a ele. Não que a agora a Espanha não esteja incluída no roteiro, está, mas acho que ele utilizou poucas referências físicas em relação a outros volumes.
O que mais me chamou atenção nesse livro foi o tema que ele decidiu abordar. Assim como em “Inferno” o autor saiu um pouco daquela máxima de desafiar o catolicismo e passou a desafiar outros tabus bem mais profundos e abrangentes. A questão da nossa origem e do nosso destino é algo que permeia diversas religiões no mundo e também desafia a Ciência. Gostei da forma como ele apresentou as descobertas de Kirsh. A narrativa é de ficção, mas tudo parece muito realista. A pesquisa para escrever esse livro sem dúvida foi sensacional. Brown deve ter estudados profundamente Biologia Evolutiva e Computação.
Para variar fiquei viciada na leitura. O estilo Brown de escrever permanece o mesmo: texto dinâmico, bom vocabulário, muitas referências reais (científicas, históricas e arquitetônicas), capítulos curtos, mais de um enigma ao logo do texto. Também permaneceu o protagonismo de uma mulher ao lado de Robert Langdon (ele sempre faz isso!!!), mas dessa vez achei Ambra um pouco apagada. As personagens femininas dele geralmente tem participação absolutamente decisiva e não sei se a Srta Vidal me encantou tanto.

A tentativa de fazer piada citando a Princesa Elsa foi um horror (Brown não faça isso novamente!), mas eu nunca, jamais, conseguirei ver o logotipo da FedEx com os mesmos olhos (Valeu! hahaha). De uma maneira geral, eu gostei muito do livro. Achei um tanto diferente, mas não me fez perder a paixão por esse autor!! Fisicamente o livro não me chamou atenção, só compraria mesmo porque é um Brown e não estava em discussão ele estar na minha estante (hahahaha)!! Mas, no fim das contas eu ganhei esse volume em um amigo oculto (Muito obrigada a minha amiga que escolheu o livro que eu mais desejava entre os que estavam na lista!). Eu dei 4 estrelas, mas acho que isso se deve a inevitável comparação com os outros livros dele. Acredito que olhando isoladamente, daria mais!


12 comentários:

  1. Oi =)
    Eu adorei os dois primeiros livros (que até viraram filme), mas parei aí, não sei se enjoei da escrita dele, ou sei lá o que. Esse livro está na minha lista de leitura desde que lançou (junto com os outros) e ainda não dei uma oportunidade pra ele, quem sabe esse ano.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, continua!!! Tenta ler na ordem. Se você leu os 2 primeiros da saga do Lagdon então o próximo seria "O símbolo perdido", uma leitura excelente também. Mas eu sou suspeita, gosto muito do autor.

      Excluir
  2. Ainda não conheço nenhum livro do autor... Mas conheço a Hanna e já vi ela falando sobre os livros dele. Amei sua resenha e fiquei curiosa, acho que tá na hora de ler algo dele logo, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha ela é uma fã de carteirinha do titio Brown mesmo!!! Eu também sou apaixonada por esse homem, mas meu divo máximo é o Khaled Housseini. Mas dê uma chance ao Brown, eu sugiro começar por O código da Vinci (Se você estiver ansiosa para conhecer o Professor Robert Langdon) ou então por Fortaleza Digital. Bjs

      Excluir
  3. Olha só que livro interessante,eu gosto muito sobre essa diversidade de opiniões sobre a existência do mundo,apesar que já acredito em uma verdade,gosto muito de olhar e ver as coisas de como as outras pessoas vêem e acredito que pela descrição "resenha" desse livro e vem com essa idéia de mostrar um opinião diferente do que estamos acustumados a ouvir por aí.Gostei muito da resenha e da sua opinião no geral foi demais!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lah. Que bom que você curtiu a resenha!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso conhecer a escrita do Dan Brown, sempre deixo pra depois.
    Gostei muito da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, até hoje só vi o filme das obras mas pretendo ler todos os livros, o meu preferido é Anjos e Demônios. E você me deixou bastante curiosa sobre o livro esses comentários haha

    ResponderExcluir
  8. Eu nao conhecia o autor mas pela sua resenha e perspectiva fiquei bem curiosa para conhecer o livro e a escrita do autor

    ResponderExcluir
  9. O Dan é um gênio na arte de escrever. Já li outros livros dele e caro, me apaixono sempre pelo dom de detalhamento que esse escritor tem. Ainda não li a Origem, mas quem sabe! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  10. Oiie Feh, gostei muito da sua resenha e o livro tem uma história bem interessante, e só pelo destaque de locais, o mistério e as descobertas envolvidos no livro da uma vontade enorme de ler e descobrir mais de pertinho tudo que você comentou. Beijos linda

    ResponderExcluir