quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

[RESENHA - Clube do livro] O melhor de mim

Título: O melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2012
Editora: Arqueiro


        Dawson Cole tinha um trabalho perigoso na plataforma de petróleo e já tinha passado por diversas experiências com risco de vida, mas depois da explosão da plataforma, quando foi lançado ao mar e quase morreu, ele pegou sua indenização e se instalou em uma casa simples e decidiu manter uma vida pacata e guardar quase todo seu dinheiro. Tinha uma rotina reservada e gostava de apreciar o silêncio que não existia em seu trabalho.
Com o falecimento de seu amigo Tuck Hostetler, Dawson sai de Nova Orleans para sua cidade natal na Carolina do Norte, quase 20 anos depois. Em Oriental ele não gostava de carregar o sobrenome Cole, ele nunca pertencera aquele lugar. No entanto, em Oriental ele tinha vivido o grande amor de sua vida quando no último ano da escola ele e Amanda Collier se tornaram parceiros de laboratório e mais tarde namorados. Amanda era seu oposto, com uma família estruturada e rica. Quando o pai da garota lhe deu um ultimato Dawson não hesitou. Terminou o relacionamento para o bem dela, afinal “quando você ama uma pessoa precisa liberta-la não é?”.
           Vinte anos após o rompimento Amanda, agora casada com Frankie e mãe de 3 filhos, também está retornando a Oriental para o funeral de Tuck. Sua vida com Frankie andava complicada após uma perda difícil para ambos. O livro narra o reencontro de Dawson e Amanda e nos emociona e diverte com as lembranças de seu passado juntos.
            "O melhor de mim" é um clássico Sparks, cheio de romance e surpresas. Eu gostei muito da descrição da Amanda, uma mulher que apesar das perdas que teve manteve a esperança, mas o personagem que mais gostei, de longe, foi Tuck. A forma como ele acolheu Dawson e, de certo modo, salvou sua vida, seu amor por Clara e a forma como ele planejou tudo  é encantadora e envolvente. Fiquei pensando que, realmente existem pessoas assim, que parecem rígidas e fechadas, mas que são repletas de amor e atenção ao próximo. Tuck me parece aquele tipo de pessoa que enxerga a alma dos outros, reconhecendo a beleza (e a maldade) das pessoas.
           Para variar, o final tem uma reviravolta emocionante e muito muito muito inesperada. Na minha opinião Sparks se superou no planejamento desse final. A última frase do livro fica reverberando na minha cabeça. Não encontrei nada que eu não tenha realmente gostado. O enredo é típico do autor e mistura o romance ao drama perfeitamente bem. Não é o meu título preferido dele, que continua por conta de "O guardião", mas o final foi muito bem pensado e foi o que mais gostei: a reviravolta final. 
             Na minha opinião, um romance do Sparks é pesado por sua carga dramática, mas ao mesmo tempo que faz chorar faz sorrir e refletir. Apesar de gostar muitíssimo dele, sempre acho a densidade dos livros é parecida. Ele também não costuma ter descrever muitos personagens, formando dois núcleos bem definidos, um de "mocinhos" e um de "vilões". Eu realmente gosto do Sparks, mas por essa "previsibilidade" para mim foi confirmada em "O melhor de mim" e, talvez, funcione como único ponto negativo.
            Com certeza recomendo a leitura. Eu não chorei, não passei nem perto, mas não tenho dúvida que muitas pessoas o farão, então, por precaução deixe uma caixa de lenços próximo.


O filme
Direção: Michael Hoffman
Estréia: 30/10/2014
Distribuidor: Imagem filmes



      Repetimos constantemente que as adaptações de livros para o cinema são adaptações, sem nenhum compromisso de ser tão fiel ao livro. Sabemos que algumas cenas do livro não ficariam bem visualmente e que os efeitos e jogos de câmera podem ser melhor aproveitados com algumas modificações, mas o filme "O melhor de mim" não tem NADA a ver com o livro!!! Sério!! Tudo que é importante foi alterado: a forma como Amanda e Dawson se conheceram, a família de Dawson, os acontecimentos que culminaram na parte mais importante do livros foram alterados de uma forma, que descaracterizou completamente a estória.
          Uma outra coisa que me deixou chocada no filme foi a descrição de Amanda. Enquanto no livro fica clara a sua força e fé na vida, no livro ela é retratada como uma mulher amarga e fria. A luta de ambos para manter o passado no passado apesar do amor que ainda sentem é muito intensa no livro e no filme... parece que eles pensaram: "Ih, posso rever o meu amor do passado, que bom, podemos retomar a nossa vida, mas só neste fim de semana". Um outro personagem muito mal aproveitado foi Frank e a mãe de Amanda, dois personagens que apareciam pouco no livros, mas com características bem fortes e que ficaram completamente sem sal no filme. Frank que na verdade é um homem traumatizado é retratado como um mero canalha, simplificando ao extremo um personagem tão rico.
         Quem apenas assistiu ao filme, por favor, não julgue "O melhor de mim" como ruim por isso!! Se tiver a oportunidade leia, se não, acredite: O livro é MUITO melhor.






Um comentário:

  1. Nunca vi o filme e nem li o livro, principalmente porque eu não curto o Spark. As histórias dele são meio que água com açucar demais e eu não curto romance porque eu sempre fico meio bad depois! hahaha

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir