terça-feira, 30 de janeiro de 2018

[RESENHA] Em Algum Lugar nas Estrelas

Resenhado por: Pamela Verdan

Título: Em Algum Lugar nas Estrelas
Ano: 2016
Autora: Clare Vanderpool
Editora:DarkSide Books

https://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=9337782&qld=90&l=430&a=-1



Esse foi um dos livros que comprei pela capa. Assumo! Mas a DarkSide tem um talento para fazer livros com capas duras maravilhosas. Esse volume é cheio de ilustrações nas primeiras páginas e no meio que prenderam minha atenção e me fizeram ir entrando no clima da história. Li pouco sobre ele antes de comprar e não me arrependo, foi ótimo ler sem saber muito. Por isso vou tentar ser o mais neutra nessa resenha e não contar nada que possa acabar com a graça dele.

A história se passa nos anos 40 e conta sobre Jackie, um garoto que acabou de perder a mãe. Por conta da guerra seu pai é ausente, e essa distância uniu ainda mais mãe e filho, tornando assim a perda da mãe um baque maior. Após tanto tempo fora e ainda envolvido com a guerra o pai de Jackie resolve mandar a criança para um internato por não saber lidar com o próprio filho. Lá nosso querido personagem começa a sentir-se solitário, como se não pertencesse aquele lugar, então ele conhece Early, o menino mais estranho da escola e um garoto prodígio. Early tem algumas manias como ter um cantor específico para cada dia da semana e só ir as aulas de matemática, essas peculiaridades depois descobri ser sintomas da síndrome de Asperger. Os dois criam uma estranha espécie de amizade quando Early começa a contar a história de Pi. Jackie que ainda está lidando com a morte da mãe tem diversas atitudes questionáveis, mas compreensíveis. Ao ficarem sozinho na escola no feriado, os dois partem para uma aventura. E não vou contar qual é aventura, vá ler!
Esse livro é fantástico! Durante todas as páginas fantasia e realidade vão se misturando. Você não consegue notar rápido o que é real e isso que o deixa mais maravilhoso. Por conta dessa mistura você embarca na história sem saber onde vai dar, não é uma história em que você consegue adivinhar todos os próximos passos e na verdade eu nem tentei saber de tão incrível e maravilhoso o universo retratado no livro. É uma leitura para ser feita de mente aberta para entrar de cabeça, coração e alma na fantasia.
         São abordados diversos sentimentos que te fazem pensar nas suas atitudes ao mostrar que uma mesma informação pode ter diversos sentidos, dependendo de quem a está analisando. É uma história de superação, auto aceitação, amor, amizade e perdão. Você consegue se conectar com cada personagem, eu não consegui tomar partido de um só. Todos me encantaram. Ao acabar o livro me senti tocada pela escrita de Clare e quero levar esse livro no coração para sempre.
        Um ponto ruim é que em alguns momentos a leitura é mais arrastada e eu precisei reler para compreender a história, mas nada que atrapalhe.
             Essa foi uma resenha mais sobre o que achei do livro e menos dele porque realmente não tem como contar a aventura deles sem dar spoilers ou acabar com a graça. Como disse, é para embarcar no desconhecido para poder ser impactado pela história.
                Espero que gostem como eu gostei!
 

Um comentário:

  1. Oiê, tudo bom?
    Bom não sou muito de ler, mas a história parece ser boa, e ilustrações são ótimas para ir contando para uma criança talvez. Ou não vai de cada um néh.
    Beijos!

    https://regianeferreirablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir